Páginas

domingo, 23 de março de 2014

Resenha - Quem é você, Alasca?


Título Original: Looking for Alaska
Autor: John Green
Editora: Wmf Martins Fontes
Número de Páginas: 229


"Se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão."


Esse é o segundo livro que eu leio do autor John Green (o primeiro que li foi "A Culpa é das Estrelas"), e não posso deixar de admirar a escrita do autor. A leitura é muito agradável, flui bem mas não perde qualidade.

Infelizmente não li o livro físico, e sim o ebook no kindle, então não tenho como comentar detalhes sobre a diagramação do livro.

A história, na minha opinião, deixou um pouco a desejar. Não consegui me identificar com nenhum dos personagens - talvez pela diferença de idade que eu já tenho em relação a eles, mas acho que principalmente porque os personagens não me cativaram da maneira que geralmente acontece nos livros. Mas a trama é bem bolada, e simplesmente adorei a "mania" do Miles de colecionar "últimas palavras". Acho muito legal quando o livro nos acrescenta mais do que apenas a história que está contida nele, e especialmente aqueles em que os personagem nos trazem outras referências bibliográficas. Pode ser apenas um livro que um personagem goste muito (Como "A Culpa é das Estrelas", em que a Hazel tem uma fixação com o livro "Uma aflição imperial"; ou até mesmo a Saga Crepúsculo, onde a Bella lê e relê o "Morro dos Ventos Uivantes"), uma mania de leitura, ou um hábito esquisito como o que Miles tem.

A história inicia quando Miles vai estudar num colégio interno. Lá, ele conhece seus novos amigos (Coronel, Takumi, Alasca e Lara), passa a ser conhecido como "Gordo" e finalmente encontra o "Grande talvez" que ele tanto procurava.


"Porque você fuma tão depressa?" - Gordo (...) "Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer." - Alasca

"Eu os chamo de Biblioteca da Minha Vida. Desde pequena, percorro as vendas de garagem em busca de livros que pareçam interessantes. Então sempre estou lendo algum livro. Mas há tanta coisa pra fazer:tantos cigarros pra fumar, tanto sexo para fazer, tantos balanços para balançar. Terei mais tempo para os livros quando ficar velha e chata." - Alasca

 "Você ama a garota que faz você rir, que vê filmes pornográficos e bebe com você. Mas não a garota tristonha, mal-humorada, maluca" - Alasca


"Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia.  Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente." - Alasca


"Quanto tempo é um instante? Um segundo? Dez? (...) Nada é instantâneo. Arroz instantâneo leva cinco minutos, pudim instantâneo uma hora. Duvido que um instante de dor intensa pareça instantâneo" - Gordo

Pra quem já leu esse livro, gostaria de saber se vocês, como eu, ainda se perguntam qual é a resposta do título do livro: Quem é você, Alasca?






7 comentários:

  1. Ficou muito boa a resenha e as citações selecionadas são muito boas! Mas não li o livro ainda para tentar responder a pergunta da capa!

    ResponderExcluir
  2. Tenho o livro mais ainda não o li,por ter outros de parcerias na frente,rs, mas fiquei mais curiosa quanto ao livro depois de ler sua resenha.
    bjs e muito lindo seu blog.
    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simeia, muito obrigada pela visita! Sempre temos esse problema né? Mais livros do que tempo para ler...
      Mas espero que você consiga ler o livro e que goste também (: Beijos

      Excluir
  3. Nao li ainda e nem sei se deu vontade.
    Talvez tu nao ter se identificado com os personagens me de uma sensação meio ruim... sei la... mas ao mesmo tempo fiquei curiosa pra descobrir - ou tentar - quem é alasca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se eu tivesse 16 anos eu teria amado e me identificado e ter pensado que mudou minha vida... Mas não aconteceu hahaha... Mas como é super rápido de ler talvez seja uma boa tu ler pra depois discutirmos nossas opiniões sobre a Alasca (já adianto que não curti a moça não)

      Excluir
  4. Olá! Minha primeira vez aqui no blog e eu estou adorando tudo!
    Faz alguns anos que eu li esse livro e na verdade não me lembro de muitos detalhes. Lembro que gostei, mas não achei nada espetacular.
    Pra ser sincera eu não sei se entendi muito bem o livro, fiquei com a impressão de que ele estava tentando me passando alguma mensagem que eu não consegui captar. Vou ler de novo. kkkk
    Parabéns pela resenha!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Muito obrigada pela visita ♥
      Nossa, concordo com vc: eu gostei, mas não achei espetacular :/
      Talvez lendo de novo vc encontre um novo significado mesmo! Se sim, me conta que eu tbm gostaria de saber, hehehehe
      Beijos!

      Excluir