Páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Sakura Card Captors: Liberte-se!



Sakura Card Captor é simplesmente meu desenho favorito de todos os tempos. Quando eu era criança, corria pra frente da TV para assistir junto com minha irmã, e era uma das melhores partes do meu dia. Já “adulta” (sempre rio quando me chamo de adulta), revi inúmeras vezes, e cada vez me encanto mais.

Esse desenho é bem antiguinho - é do ano de 1997. No Brasil, ele foi exibido lá por 2001 no Cartoon Network. Ele conta a história da Sakura Kinomoto, uma menina muito (muito muito) meiga que vive com seu pai, Fugitaka, e seu irmão, Touya. Sua melhor amiga é Tomoyo. Um certo dia, ela encontra um livro na biblioteca de seu pai e acidentalmente liberta as Cartas Clow que estavam seladas nele. Junto com as cartas, ela também libera Kerberos (apelidado de Kero), o guardião dessas cartas. Kero é um dos melhores personagens do desenho, é praticamente um boneco de pelúcia que se movimenta, fala, voa e o mais importante: se empanturra de doces.

Os personagens são realmente incríveis, todos tem uma personalidade bem forte, com seus defeitos e qualidades. Além disso, há cenas hilárias, como as brigas entre Touya e a Sakura “MONSTRENGA!”, a paixão de Sakura ("aiaiai Yukito"), as cenas em que o Kero tem que se disfarçar para não ser notado… Outros assuntos abordados (com bastante sutileza) são homossexualismo, amizade, família…





Via de regra, em cada episódio aparece uma Carta Clow que a Sakura precisa capturar. Como cada carta tem um poder específico, Sakura precisa pensar na melhor maneira de derrotá-la usando os recursos que tem disponível. Isso é muito legal, porque nem o “problema” nem a “solução” se repetem nos episódios - e essa repetição é bem comum em outros animes (vide Sailor Moon, em que sempre tem um monstro e as sailor guerreiras geralmente usam os mesmos golpes todos episódios). Além disso, Sakura troca de roupa todo episódio, porque sua amiga Tomoyo faz as roupas para que Sakura possa usa-las (e é uma mais fofa que a outra!!)

Não quero desvalorizar os outros animes (afinal eu sou completamente maluca por todos os que eu já assisti), mas pra mim Sakura Card Captors sempre vai ser o mais incrível deles. Não consigo colocar em palavras o quanto eu amo cada personagem (Shaoran, Meylin, seus lindos), cada lição que fica subentendida, cada “aiaiai Yukito”, cada "liberte-se!", cada "volte à forma humilde que merece".

Fica aqui registrado meu saudosismo por desenhos assim. Que alegra teu dia, te faz rir, te mostra a vida sob outro ponto de vista. Que as crianças continuem assistindo desenhos animados. E os adultos? Também, oras.


5 comentários:

  1. Faltou tu falar da GOTA!
    hahahahahaha
    Eu ficava MUITO triste no dia que eu tinha inglês no horário da Sakura. sério mesmo :(
    Até me deu vontade de assistir de novo...
    Lembro até hoje de como achei no episódio em que a Sakura se 'declara' pro Yukito, quando ela e o Shaoran conversam no balança... Aquela cena até hoje aperta meu coração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci da gota!!! aiaiaiaiiaiaiaia que gafe!!!
      Eu lembro até hoje que eu perdi esse episódio específico porque era o dia que eu tinha inglês. Pelo menos quando eu perdia tu me contava e vice-versa ;)
      Se tu quiser eu tenho os episódios... Posso mandar!

      Excluir
    2. Manda, manda, manda, manda esse que eu comentei... que é um festival no colégio se não me engano... e tem a cena do balanço no fim... é triste demais... e to precisando chorar um pouquinho ahahahahha

      Excluir
  2. Sakura Card Captor é simplesmente muito fofo!!! Que saudades de assistir desenhos desse tipo, tão lindos!

    Sorteio de 2 kits do livro "Intenso Demais" no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com , participe .

    ResponderExcluir