Páginas

domingo, 4 de maio de 2014

KING`S DAY AMSTERDAM – DIA DO REI EM AMSTERDAM



Olá!

Você sabia que a Holanda também tem rei?? Siim, acredite. Não é só o Reino Unido que tem uma família real. Aqui na Holanda, a família real é a Oranje-Nassau.


Mas porque eu tô falando sobre isso? É que sábado passado, dia 26 de abril, foi o Dia do Rei aqui na Holanda (King`s Day em ingles ou Koningsdag em holandês). Esse é um feriado nacional que comemora a data de nascimento do rei (que na verdade é dia 27, mas esse ano em especial foi comemorado no dia 26 pois o dia 27 era domingo- e afinal todo mundo precisa de um dia pra se recuperar depois da festa!).

Esse é o King William... Com uma vuvuzela! Hahahah

2014 foi o primeiro ano depois de um bom tempo a ter um dia do Rei – porque até 2013 a Holanda tinha rainha, e não rei! Heheheh Mas a rainha não morreu não gente, ela só abdicou…


Nesse dia, a Holanda inteira sai nas ruas para celebrar. A festa começa já na noite anterior e dura o dia inteirinho. Todos vestem laranja (a cor da casa real) e saem nas ruas para celebrar. Muitos dizem que toda a festa não está tão relacionada ao amor à família real, mas sim com uma ótima oportunidade para festejar, celebrar e beber.


Aliás, na Holanda é proibido beber bebida alcoólica na rua, mas no King`s day é liberado. Já sentiu o clima, né?


O principal local das comemorações é Amsterdam (apesar da família real morar em Haia/Den Haag, e não aqui). As ruas ficam tomadas por pessoas festejando, todas vestindo laranja, inclusive muitos acessórios malucos. Há diversos pontos com música ao ar livre espalhados pela cidade, os canais ficam cheios de barcos com música e gente festejando. É um clima MUITO festivo, a sensação é que no King`s day é impossível você se sentir infeliz.


Além da algazarra de todo mundo dançando/bebendo/cantando, o dia do rei também é a data que os holandeses aproveitam pra se livrar das “quinquilharias”que tem em casa: o famoso flea market (ou Vrijmarkt, em holandês)!!! As pessoas juntam tudo aquilo que não querem mais e tentam vender nas ruas. Os espaços são concorridos, você tem que demarcar seu lugarzinho com uns dias de antecedência. A maior parte das crianças também participa da tradição, vendendo brinquedos antigos que não usam mais… Enfim, a Holanda tem essa coisa especial com objetos de segunda mão que eu nunca tinha visto antes na vida…



Flea Market no Vondelpark :)




Chega de blá blá blá, acho que vocês conseguem entender o que eu estou tentando explicar vendo as fotos. Dessa vez, como eu merecia e estava bêbada aproveitando bastante, eu não tirei tantas fotos, por isso algumas não vão ser de minha autoria (tirei da página do facebook chamada "Iamsterdam")


Até os cachorros tem que usar laranja. Que coisa fofa <3



Para os fãs de How I Met Your Mother: se o Barney viesse pro dia do Rei, ele estaria nesse grupo. Concordam?

Na praça Dam, bem no centro da cidade, tinham vários brinquedos, inclusive esse e uma roda gigante ^^





  
Essa foto não está com a qualidade muito boa, mas é só pra mostrar que até o Iamsterdam estava no clima :)

O que acharam? Gostariam de participar de uma festa assim? Me contem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário