Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Viagem - Barcelona!

Olá pessoal!

Andei meio sumida né? (meio? eufemismo é meu forte) A boa notícia é que sumi por um bom motivo: tava viajando!

E, coincidência ou não, hoje vou inaugurar uma nova “categoria” no blog: a de dicas e diário (?) de viagens. No geral, vou fazer um resumão sobre a cidade, com dicas e links bem importantes pra quem está planejando a viagem pra um dos locais que eu já visitei. Mas os posts não vão ser dedicados apenas a quem está planejando viagens: vou postar fotos que eu tirei quando visitei os locais, então  mesmo se você só tiver um pouquinho de curiosidade vale a pena dar uma olhada! Tem tanta coisa linda por essa Europa, viu? <3

BARCELONA

Barcelona é a capital da Catalúnia, na Espanha. É a segunda maior cidade da Espanha (perde apenas pra Madrid – sobre a qual vou falar no próximo post da categoria!). A língua oficial da região é o catalão (e não o espanhol), mas no geral se você sabe falar espanhol consegue se virar bem fácil. Também dá pra ir só falando inglês mesmo (foi o que eu fiz, hahaha)

PONTOS TURÍSTICOS 

BASÍLICA DA SAGRADA FAMÍLIA






Essa basílica, projetada pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí, ainda está em construção, mas já é Patrimônio Histórico da Humanidade da UNESCO. A construção começou em 1882 (sim, faz um boooooom tempo). O arquiteto, morto em 1926 atropelado por um bonde, está enterrado dentro da igreja. A visita ao interior da igreja é paga (19,30  com visita às torres ou com guia), e há enormes filas de espera sempre (então é muito beneficio comprar o ingresso online aqui). Eu não fiz a visita, mas vale lembrar que a igreja ainda não está finalizada, portanto seu interior não é ricamente decorado, como as igrejas que geralmente visitamos na Europa.

PLAÇA DE CATALUNYA



É a maior praça de Barcelona. Fica localizada na região central da cidade, dando acesso à Rambla, por exemplo. Ela é conhecida por suas estátuas e fontes. Como toda “boa” praca, ela é cheia de pombas, uma loucura!

MERCADO DA BOQUERIA




Esse Mercado localiza-se no meio das ramblas. Dá pra encontrar quase de tudo ali, mas o forte é a comida. Quando fui, tinha muuuita fruta, muitos frutos do mar, muitos doces e até encontrei algumas barraquinhas vendendo coxinha, hahahah

BAIRRO GÓTICO




Parte do distrito da "Cidade Velha” (Ciutat Vella em catalão). O nome “gótico" vem do estilo das construções (e não porque você vá encontrar muitos góticos lá :P). Nesse bairro, há diversos pontos de interesse, como a Catedral da Barcelona, a Igreja Santa Maria del mar e a Praça Real.

CASA BATLÓ e LA PEDRERA

Casa Batló

Casa Batló

La Pedrera - uma das grandes tristezas da viagem...


Obras do Gaudí, localizadas no Passeig de Gràcia. Quando visitei Barcelona, infelizmente estavam restaurando a fachada da La Pedrera! Deixou muito a desejar… A entrada para a Casa Batló custa 21,50 euros, e você pode comprar online aqui. Para entrar na La Pedrera o ingresso custa 16,50 euros, e o site pra comprar online é esse.

PARC GUELL

área atualmente paga do parque






Mais uma obra do Gaudí! Esse parque era onde antigamente o arquiteto morava. Ele situa-se no alto de um morro, e possui uma vista incrível da cidade (alias, ótimo lugar para ver o por do sol!) O parque é imenso, tem muitas áreas verdes e também muitas construções típicas do Gaudí. Há pouco tempo, a entrada para a parte dos monumentos do parque passou a ser paga (poxa :/ logo antes de eu ir pra lá). Ela custa 7  e você pode comprar online aqui

LAS RAMBLAS






É o coração turístico da cidade. Começa na Plaça de Catalunya e termina no porto. Nessa rua, há vários restaurantes, cafés, vendas de souvenirs e de flores. Há também vários artistas de rua (o que mais comentam na internet são sobre as estátuas humanas, mas quando estava lá vi mais pintores, músicos ou outros tipos de artistas!). No “final” da Rambla tem a rambla del mar, que é um porto com vários navios. É um lugar bem 
bonito para caminhar, especialmente em dias com sol!

PICASSO MUSEUM

Eu não entrei nesse museu. Na verdade eu fiz uma viagem "low cost" para Espanha e Portugal - no geral só fiz o que era gratuito mesmo! Mas com certeza deve ser 
muito interessante ver as obras do famoso pintor! O ingresso custa 11 euros (ou 14, se você escolher visitar também a exposição temporária), e você pode comprar online aqui

PARC DE LA CIUTADELLA





Eu me apaixonei muito por esse parque. Além de abrigar o zoológico e alguns museus, esse parque tem uma fonte (ou chafariz, o que você preferir) imensa e muito linda. Tem também muita área verde. Ali bem pertinho também tem o Arco do Triunfo. É só um arco mesmo, mas é bem bonito!

PALAU NACIONAL E FONT MÀGICA




O Palau Nacional é uma construção imensa, imponente, que atualmente abriga o  Museu de
Arte Nacional da Catalúnia (sigla MNAC). O ingresso para o museu custa 12 euros, e você pode comprar online aqui

Em frente ao Palau Nacional, há também a fonte mágica. Essa fonte é ativa durante o dia, mas durante à noite vira um show de luzes e música. Infelizmente não consegui visitá-la à noite, por isso sou OBRIGADA a voltar para Barcelona um dia 

O Palau Nacional (e a font mágica) ficam  bem próximos da Placa de Espanya. Essa praça, além de muito bonita, é um dos principais entroncamentos de transportes. Dali você pode pegar metro, trens e ônibus para diversos lugares.

ANILLA OLÍMPICA 



Esta é a vila olímpica, construída para sediar as Olimpíadas de 1992. O complexo é imenso, e fica localizado no topo do monte Montjuïc, então também possui uma vista incrível da cidade. A vila fica "nos fundos" do Palau Nacional. Ainda dá pra ver a estrutura onde, durante os jogos, ficava a pira olímpica!!



Agora, algumas informações mais práticas sobre viajar para a cidade:

COMO CHEGAR:

Avião: a cidade conta com dois aeroportos internacionais. O primeiro, Aeroporto Barcelona El Prat (BCN), fica na verdade na cidade de Llobregat, com acesso até o centro de Barcelona via trem ou carro. É desse aeroporto que saem os vôos das companhias aéreas “clássicas”. O outro aeroporto é o Girona Barcelona (GRO), que fica na cidade vizinha Girona. O acesso a Barcelona geralmente é feito de ônibus, um trajeto que demora 1h30 minutos e custa em torno de 12 euros. Sim, parece complicado e caro, mas essa é uma opção de trajeto bem válido, já que as companhias aéreas low cost (especialmente a RyanAir) usam esse aeroporto.

Trem: Estació de Francia e Estació de Sants são as estacoes de trem mais importantes da 
cidade. Para comprar tickets de trem para Barcelona, você pode usar o site raileurope se for uma viagem internacional ou o site Renfe para trens regionais, dentro da Espanha. 

Ônibus: a principal estacão de ônibus da cidade é Estació del Nord, que fica próxima do arco do triunfo. Para ir até Barcelona usando onibus, voce pode usar o site da eurolines. Viagens entre cidades dentro da Espanha você pode encontrar nos seguintes sites: alsa, continental-auto, auto-res, lasepulvedana, socibus)

TRANSPORTE DENTRO DA CIDADE:

O transporte público em Barcelona é bem organizado e confiável. A linha de metro cobre 
praticamente todos pontos turísticos, por isso na minha opinião eh a melhor escolha. O metro é dividido por zonas, mas toda a parte turística esta localizada na zona 1! Há várias opcões de tickets, as que mais valem a pena pros turistas são: t10 tickets (um ticket que vale para 10 viagens, custa €10.30 – 11,20 mais barato do que se você comprasse os tickets individuais), ou o Barcelona Card (quantidade de viagens ilimitadas no período de tempo que você escolher. Ele também da direito a descontos e outros benefícios – veja mais aqui )

ESTADIA

Barcelona é uma cidade bem grande, e tem vários pontos turísticos pra visitar. Fiquei dois dias e meio na cidade, mas consegui conhecer bem (especialmente porque eu estava sozinha, sem companhia, então zanzava -essa palavra existe?- o dia todo e consegui conhecer muitas coisas em pouco tempo). Eu recomendaria 3 dias para conhecer a cidade com calma! Barcelona é uma cidade muito barata em relação a estadia. Geralmente fico em Hostel, e nessa cidade fiquei no Backpackers Casanova, a um custo de 8 euros por noite, aproximadamente. Se você quiser mais opções, pode dar uma olhada no hostelworld (mas sempre cuide a avaliação dos locais para não se meter em enrascadas), no airbnb (site onde você pode alugar quarto/apartamentos de pessoas que moram na cidade) e no booking (mais voltado para hotéis).


Para você que leu esse post inteiro (foi longo, sim eu sei) umas fotos extras porque Barcelona é uma cidade apaixonante e linda <3

Bicicletas para alugar. Tão lindas, tão fofas <3

"Dia incrível, parque incrível, Barcelona incrível, churros & chocolate incríveis, sanduíches e pizzas incríveis... Você incrível! Sorrisos de graça"


Nenhum comentário:

Postar um comentário